TPM: Como Aliviar os Sintomas?

0
22
Tensão pré-menstrual

A TPM, Tensão Pré-Menstrual, afeta muitas mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres brasileiras sofre com a TPM.

Os dias que antecedem a menstruação são marcados por irritação, cansaço, inchaço, dores de cabeça, mau humor, dentre os principais sintomas. Mas será que não há maneiras de aliviar tudo isso?

Há sim. Hoje já se sabe que a TPM pode ser aliviada com algumas medidas. Vamos saber mais quais são essas medidas.

O Que é a TPM?

Em termos de ginecologia, os médicos definem TPM como o conjunto de sintomas que afetam as mulheres antes do período menstrual.

Isso ocorre pois nesse período há um aumento na produção dos hormônios estradiol e progesterona pelo organismo. Isso é fisiológico.

O que faz com que algumas mulheres sintam mais esse período do que outras está ligado à sensibilidade individual de cada mulher.

Além da irritabilidade e do mau humor, outros sintomas podem estar presentes como cólica, ansiedade e alterações no sono e no apetite.

Mas existem medidas que servem para aliviar esses sintomas.

Exercício Físico Para Aliviar a TPM

O exercício físico é uma das melhores maneiras de aliviar a TPM.

Isso porque a prática de qualquer modalidade esportiva faz com que o organismo aumente a produção de dopamina e endorfina, considerados hormônios da felicidade.

Além disso, a movimentação corpórea diminui a produção de cortisol, considerado o hormônio do estresse.

Dentre as práticas esportivas recomendadas estão: corrida, caminhada e dança

Além disso, algumas práticas também envolvem o aumento da interação social, o que ajuda a amenizar os sintomas também.

Alimentação Correta

Embora durante a TPM a vontade seja de comer umas 5 barras de chocolate associada a uma caixa de bombons, calma!

Nesse período, a vontade de determinados alimentos aumenta por uma razão fisiológica: o organismo busca forma de aumentar a sensação provocada pelos hormônios do bem-estar.

A produção de dopamina também está ligada ao consumo de chocolate, por exemplo. Dessa forma, aumenta a vontade por esse alimento nesse período.

Mas se você for adepto a uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, a vontade será um pouco menor e não é comer chocolate com moderação durante a TPM que fará você engordar.

Alimentos mais gordurosos, com moderação, não levam alguém a engordar, o excesso sim.

No entanto, alimentos com a digestão pesada, ultra-processados, atrapalham e até pioram a TPM, uma vez que podem causar cólicas e distensão da parede abdominal.

Dessa forma, é importante evitar o consumo desses alimentos durante o período da TPM.

Alimentos e Bebidas a Evitar Durante a TPM

  • Ketchup
  • Molho Inglês
  • Molho Shoyo
  • Café
  • Álcool

Alimentos Que Auxiliam a Aliviar os Sintomas da TPM

  • Frutas (abacaxi e melancia)
  • Verduras
  • Grãos integrais
  • Vegetais verde-escuro
  • Chás

O consumo de café também deve ser diminuído. Sabe-se que a cafeína ajuda a piorar os sintomas da TPM, portanto reduza seu consumo nesse período.

O consumo de álcool também não ajuda a minimizar os sintomas da TPM e deve ser restringido nesse período.

Alimentos que provocam retenção de líquidos devem ser eliminados da dieta durante esse período. Portanto, alimentos como ketchup, molho shoyo, molho inglês, dentre outros, provocam maior retenção de líquidos e não ajudam.

Opte por refeições mais leves, com frutas, verduras, grãos e dê preferência a alimentos com poder diurético, como abacaxi e melancia.

Além disso, procure aumentar a ingestão de líquidos, como chás e sucos, pois quanto maior a diurese (eliminação de urina) nesse período, menor será a sensação de retenção de líquidos.

Se a prisão de ventre for algo frequente no período de TPM, procure aumentar a ingestão de carboidratos complexos, como aveia, pão integral, dentre outros cereais, além de beterraba, cenoura e demais tubérculos.

O aumento na ingestão de fibras ajuda a eliminar o problema da prisão de ventre e desconforto abdominal, que pode ser característico nesse período.

Procure incluir na sua dieta, sempre, mas sobretudo nesse período, alimentos ricos em magnésio.

Esse mineral ajuda a diminuir a irritabilidade e o cansaço.

Portanto, inclua vegetais escuros, salmão, castanhas e nozes.

Busque Atividades Que Te Darão Prazer

A TPM é um ótimo período para buscarmos atividades prazerosas, como um encontro com amigas, um passeio em um parque, meditação, yoga.

Quanto maior bem-estar, melhor seu organismo vai passar por esse período e menos os sintomas serão sentidos.

Além disso, se a irritabilidade estiver muito grande, opte por calmantes naturais, como os chás. O chá de camomila é sempre uma ótima opção. Ajuda a tranquilizar e não apresenta efeitos colaterais, como os medicamentos.

Desequilibro Hormonal

Em algumas pessoas, o desequilíbrio hormonal pode ser melhorado com maior ingestão de vitamina B6.

Alimentos ricos em vitamina B6 são: peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes.

A vitamina B6 melhora episódios de dores de cabeça, irritabilidade, regulando o ciclo menstrual, portanto é uma forte aliada durante o período da TPM.

Hora de Procurar um Médico?

Se você já fez tudo que está nesse texto e nada adiantou, talvez esteja na hora de procurar um médico. Há alguns medicamentos que podem melhorar os sintomas.

Em algumas situações, a suplementação de magnésio, vitamina B6, ácido gama linolênico estão entre os remédios que podem ajudar.

Além dele, o uso de diuréticos, pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antidepressivos também podem ser necessários para auxiliar a mulher que tem sintomas muito exacerbados nesse período e sofre com isso.

Portanto, se você já tentou uma abordagem mais natural e não resolveu, consulte seu médico.

Mas na grande maioria dos casos, a TPM pode ser muito aliviada com um tratamento mais natural e que envolve a melhora da qualidade de vida, como um todo.

Gostou do texto? Comente aqui embaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui