Por Que ser Otimista Faz Toda a Diferença na Vida?

0
22
Estilo de vida saudável

Há muita diferença nas vidas de pessoas otimistas e pessimistas. Se você acha que o simples fato de ser pessimista é somente ver o lado negativo das coisas, sem demais implicações, errou - e errou feio!

Quando exercitamos nosso cérebro a enxergar o lado positivo de tudo, esse é um exercício que pode trazer não só benefícios neurológicos imediatos, mas também benefícios para a saúde em geral. É o que vamos ver nesse texto.

Como Funciona o Cérebro de Pessoas Pessimistas

Pessoas pessimistas, cujo cérebro não é treinado, costumam ter pensamos reverberantes. Ou seja, os pensamentos negativos que ficam "martelando" na cabeça, mesmo que sejam relativos a eventos que já aconteceram ou nem aconteceram ainda.

No caso de eventos passados, os pensamentos reverberantes trazem sofrimento, à medida que fazem com que a pessoa reviva todos os momentos dolorosos que já passaram. Pessoas assim tendem à ter depressão.

Pensamentos reverberantes de eventos que ainda não aconteceram levam à ansiedade. O indivíduo cria em sua mente cenários que não aconteceram, levanto também ao sofrimento, uma vez que esse cenário ainda não aconteceu.

Portanto, temos a associação de ansiedade com sofrimento.

Os pensamentos reverberantes, na verdade, são informações desnecessárias. O cérebro não precisa realmente delas.

Mas em um cérebro pessimista muito mais do que as informações do que está acontecendo realmente, o que inunda o cérebro são essas informações desnecessárias e com elas, esses cenários de eventos que ainda não aconteceram ou que já aconteceram.

No entanto, é possível treinar o cérebro para que esses pensamentos não fiquem reverberando. Ou seja, de uma forma bem treinada, é possível diminuir o pessimismo de um indivíduo.

Tudo na vida é exercício e como o cérebro pode funcionar também é.

Ou seja, se você focar no momento presente, tentar agir de forma mais simples, olhando o lado positivo de fizer exercícios com isso, existe uma grande chance do seu cérebro pessimista começar a virar mais otimista.

Existem várias razões pra você deixar o pessimismo de lado e tentar, conscientemente, abraçar o otimismo em sua vida. Veja algumas dessas razões.

O Pessimista – Um Indivíduo Que Vive Menos

Hoje se sabe que indivíduos pessimistas vivem em torno de 7,5 anos menos do que indivíduos otimistas. Portanto, só por esse fato já é possível afirmar que o pessimismo faz mesmo mal pra a saúde como um todo.

Mas como isso é possível?

Há diversas formas que um indivíduo otimista viver mais. Vamos à alguns exemplos.

Como o Indivíduo Otimista Encara a Doença

Diante de um quadro de doença, um indivíduo otimista costuma enxergar que aquela doença possui tratamento e cura. Esses pensamentos que o cérebro otimista possui liberam neurotransmissores que fortalecem o sistema imunológico.

Portanto, pessoas otimistas costumam ter respostas melhores a doenças.

Pressão Mais Baixa

Indivíduos otimistas têm normalmente pressão sanguínea mais baixa do que indivíduos pessimistas.

Isso porque indivíduos pessimistas acabam tendo maior concentração de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea. Em momentos de tensão, acabam tendo maior liberação de adrenalina pelo organismo também.

A liberação de adrenalina causa aumento dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea.

Glicemia Mais Baixa em Otimistas e Menor Peso

Pessoas otimistas costumam ter taxas menores de glicemia sanguínea. Isso porque, pelo mesmo motivo da pressão, indivíduos otimistas têm menores taxas de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea.

O cortisol causa aumento da glicemia.

Além disso, os pessimistas são mais propensos à depressão. Eles também têm maior tendência a se alimentarem de maneira inadequada e consumem mais açúcar.

O cérebro pessimista e depressivo busca fontes alternativas de prazer, muitas delas baseadas em várias calorias, ricas em açúcares. Assim, não é raro vermos pessoas pessimistas e depressivas acima do peso.

Cria-se um ciclo vicioso. A pessoa é depressiva, portanto busca alívio momentâneo em alimentos ricos em açúcares. O alívio é momentâneo, não resolve o problema e volta a buscar mais alívio em alimentos ricos em açúcares. E a pessoa não sai dessa.

Otimista o Tempo Todo?  A Chave é o Equilíbrio

Não é possível ser otimista o tempo todo. Há momentos na vida que estaremos tristes, com raiva, desanimados. Isso faz parte de uma vida normal.

A grande chave é ter equilíbrio. Momentos de tristeza fazem parte da vida. Mas por quanto tempo ficaremos tristes após esse momento passar? E sobre essa pergunta que devemos pensar.

Aqui vão algumas dicas para como enfrentar as diferentes situações da vida:

  • Coloque um sorriso no rosto e pense, calmamente, se há razões no seu dia para você dar um sorriso. Com certeza encontrará ao menos uma;
  • Reconheça um momento positivo no seu dia e guarde-o em sua mente;
  • Identifique uma qualidade pessoal e perceba como você a usa diariamente;
  • Estabeleça metas possíveis e trace planos de como chegar nessas metas;
  • Procure praticar algum ato de gentileza durante o dia ou durante a semana. A gentileza traz momentos bons, de genuína felicidade a nossas vidas;
  • Agradeça sempre. O fato de sermos gratos com o que temos ou alcançamos na vida não tem relação com religião, mas sim atrai bons pensamentos;
  • Preste atenção no momento presente. O passado já foi, não pode ser mudado. O futuro ainda não sabemos como vai ser, portanto tudo que temos é o aqui e o agora. É nisso que você tem que se concentrar;
  • Medite. A meditação, mesmo que seja por 15 minutos diários, ajuda a nos acalmar, a baixar o grau de ansiedade e a focarmos no aqui e agora.

Utilize aplicativos gratuitos, com meditações guiadas, se você ainda não sabe meditar sozinho. Não importa se sozinho ou em grupo, não importa se em casa, no intervalo de almoço ou de noite, inclua a meditação em sua vida.

Agora é com você. Nem sempre é fácil. Mas é possível. Basta foco e treino. Que tal começar hoje a colocar tudo isso em prática?

Gostou do texto? Deixe seu comentário aqui embaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui