Os 10 Melhores Alimentos Para Você Incluir Na Sua Dieta

0
12
Alimentos saudáveis

Ter saúde e bem-estar. Sentir-se disposto. Ter ossos fortes, não ter dores. Quem não quer uma vida assim?

A alimentação é uma parte fundamental e importante da saúde do indivíduo. E quando se pensa em alimentação saudável, uma enxurrada de alimentos pode vir à nossa mente e até nos deixar perdido.

Afinal, o que devo comer? E por que devo comer?

Aqui no blog já fizemos alguns textos sobre alimentação contra depressão, alimentação rica em vitamina B12, se você ainda não leu esses textos, leia.

Mas hoje vamos falar quais são os top 10 alimentos que você deve incluir na sua dieta. São alimentos comuns, que você encontra em qualquer mercado, mas cada um deles irá dar um boost na sua saúde, deixando você, como um todo, mais saudável.

10 alimentos essenciais para nossa saúde

1 - Ovo

O ovo é  um dos alimentos mais utilizados em receitas, saboroso, prático e barato.

"Dentre os nutrientes essenciais para a boa saúde que são encontrados no ovo, destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês e o potássio, por exemplo."

"Ao contrário dos alimentos ricos em gorduras saturadas, o ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada", explica a nutricionista Thaís Leopoldo.

"Em outras palavras, o consumo regular de ovo não é prejudicial à saúde (claro, desde que você evite a versão frita do alimento)", completa.

Portanto, você que não come ovo porque acha que ele é o 'vilão', aprenda: o ovo é rico em diversos nutrientes e na versão cozida pode fazer parte de uma dieta saudável.

2 - Alho

Um dos temperos mais presentes na culinária brasileira, sendo constantemente utilizado no preparo de alimentos cozidos, o alho é benéfico e cheio de nutrientes.

"É uma alimento riquíssimo e vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo."

"Ele possui substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Também possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador", analisa Thaís Leopoldo.

3 - Maçã

Existe um ditado em inglês que diz: 'Eat one apple a day to keep the doctor away', que significa 'Coma uma maçã por dia para não precisar consultar o médico'.

Saborosa, suculenta e saudável, a fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo. "Por conter um alto teor de fibras, a maçã ajuda a regular o intestino.

 O antioxidante quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico.

Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças", indica a nutricionista Thaís Leopoldo.

Além disso, ela possui pH ideal e ajuda a 'limpar' a cavidade bucal.

"Além disso, a fruta é capaz de ajudar a proteger o coração de doenças cardiovasculares e na casca da maçã são encontrados elementos capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias", reitera.

4 - Cúrcuma

Também conhecido como açafrão, é um pó amarelo, que é usado em arroz, carnes e outras preparações. Ela é altamente nutritiva e ajudará a tornar o nosso organismo saudável, livre de enfermidades.

"Por possuir uma grande ação anti-inflamatória da curcumina, a cúrcuma tem o poder de ajudar no processo de emagrecimento a diminuir a quantidade de gordura corporal."

"É um desintoxicante natural do fígado, ajuda na prevenção de melanoma, além de ser antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras", explica a especialista.

5 - Couve

Extremamente popular no Brasil, desde os tempos de nossos avós, que a plantavam no quintal, até fazendo parte de grandes restaurantes, a couve é uma das verduras verde-escuras mais conhecidos.

A couve deve estar presente quase que diariamente na nossa alimentação saudável.

"A couve é muito utilizado em dietas por ser pobre em calorias. Também é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A e complexo B, sendo excelente para combater problemas digestivos como constipação e indigestão por também ser rica em fibras."

"Fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais como ação desintoxicante", ressalta Dra. Thaís.

6 - Limão

 Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação.

"É uma fruta riquíssima em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo."

"O suco do limão podem ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras, além de ajudar a alcalinizar o sangue", analisa a nutricionista.

7 - Lentilha

Da mesma família do feijão, a lentilha é rica em proteínas e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar.

"Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingeridas. Atua na tensão pré-menstrual, por conter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação parecida ao hormônio feminino, como estrogênio que ajuda a diminuir os sintomas de TPM."

"Além de possuir cálcio, responsável por produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos" indica a profissional.

8 - Canela

 É uma das especiarias mais antigas do mundo, de importante atuação no nosso organismo.

"Possui uma propriedade antioxidante poderosa. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos. A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto, atua como bom tônico. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão."

"Estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração", reitera.

9 - Alecrim

A erva é conhecida por ser um alimento completo. De aroma peculiar, o alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas.

Segundo Thaís Leopoldo, é um alimento com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante.

Por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, seu consumo atua também na prevenção da anemia, no fortalecimento e desenvolvimento de ossos e músculos.

10 - Quinoa

Chama de superalimento, é um alimento que começou a ser divulgado seu poder nutricional há poucos anos.

Por ser fonte de diversos nutrientes para o nosso corpo, as substâncias encontradas no "pseudo cereal" atuam no nosso organismo de uma forma geral.

A quinoa é rica em proteínas e  atua em prol da saúde cardiovascular, prevenindo infarto, derrames, por exemplo. Beneficia os músculos, tornando-os saudáveis e fortes, além de ser fonte de ômega 3, um ácido-graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração.

Gostou do texto? Quais outros alimentos você acredita serem indispensáveis na dieta saudável? Conta pra gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui