Meditação para Iniciantes: Como Começar?

0
15
Meditação para iniciantes

O caos presente na vida não é sempre tão fácil de se lidar.

Para conseguir lidar com tudo isso, primeiramente é necessário lidar com o nosso interior e meditar pode ser uma peça-chave para isso.

Isso porque a meditação é um caminho, para se conhecer melhor, lidar com uma mente frenética e buscar tranquilidade.

Muito se fala sobre meditação, mas como começar essa prática? Se você não tem experiência na meditação, esse texto para você.

Vamos falar sobre meditação e técnicas de meditação para quem está iniciando na prática, além de dicas de como colocar as técnicas na sua vida.

A meditação tem o poder de trazer relaxamento e descanso, nos afastando do caos do dia a dia. Por isso, não importa por qual motivo quer começar a meditar, deve ter em mente sua essência: se desligar do mundo e se conectar consigo mesmo. Tenha em mente o motivo que o fez tomar a decisão de começar, e busque isso mentalmente.

Você vai precisar do lugar ideal, longe de distrações como TV, celular e computadores. Busque um lugar silencioso, onde esteja sozinho.

Uma vela aromática, um buquê de flores e um incenso ajudam a incrementar a experiência da meditação. Diminua ou apague as luzes para se concentrar com mais facilidade.

Nada de roupas apertadas, você precisa de roupas confortáveis. Talvez as roupas que usa para dormir podem funcionar perfeitamente. Quando estiver completamente confortável, está na hora de se acalmar e começar a respirar mais pausadamente.

Pode ser difícil se concentrar no começo até encontrar um estado de espírito apropriado. No início, só medite quando já estiver relaxado, Antes de começar, faça tudo o que precisar como um lanche se estiver com fome,  banheiro e assim por diante.

Mantenha um alarme por perto, para ter certeza que a prática dure o período suficiente. Não interrompa a concentração para olhar as horas. Coloque um alarme com o período que quiser para meditar (que fica a seu critério).

Existem diversas técnicas de meditação e descobrir qual a ideal para você vai garantir o sucesso das suas práticas, principalmente no seu início de jornada.

Já tentou meditar e se questionou se realmente meditação é algo para você? Talvez você não tenha encontrado uma técnica que lhe deixe confortável e confiante. E por incrível que pareça, encontrar a técnica que mais lhe agrada é também uma forma de autoconhecimento.

Para descobrir quais são as melhores técnicas de meditação para iniciantes e como praticá-las, continue lendo!

O Que é Meditação?

Muito se fala sobre meditação, mas ainda ficam algumas dúvidas sobre o que ela realmente é.

Mais do que relaxar a mente ou concentrar-se em algo, a meditação é uma ferramenta de autoconhecimento e de presença. Podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade, independente da religião.

Sabe aqueles problemas que costumamos ignorar? É através da meditação que aprendemos a compreender e resolvê-los.

A mente que observa a própria mente” –Monja Coen.

Meditar é praticar a auto observação, é olhar pra dentro de si e compreender que é responsável por tudo aquilo que pensa.

 Se você é responsável pelo que pensa, você pode reconhecer e mudar os seus pensamentos e também a frequência deles.

Benefícios da Meditação

A cada dia que passa a meditação vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Certamente ao menos uma pessoa próxima a você pratica ou já tentou praticar alguma das várias técnicas de meditação que existem.

Um dos motivos pelo qual a meditação tem ganhado toda essa notoriedade está relacionado aos benefícios que a prática proporciona, como:

  • Alívio da ansiedade e depressão;
  • Desenvolvimento da concentração;
  • Redução do estresse;
  • Equilíbrio emocional;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Autoconhecimento.

E esses são apenas alguns dos benefícios da meditação, que está sendo alvo de grandes pesquisas para compreender melhor quais são os outros benefícios que a prática pode trazer para as pessoas.

Técnicas de Meditação

Existem diversas formas de meditar, cada uma com suas particularidades. Nesse post você vai conferir 4 técnicas de meditação que são ótimas opções para quem está começando na prática ou quer conhecer uma nova forma de praticar. 

Atenção Plena ou Mindfulness

Essa é uma prática que consiste em ter total atenção no momento presente, com aceitação e sem julgamentos. Prestando sempre atenção nas sensações, nos pensamentos e nas emoções que surgem.

Popularmente conhecida como Mindfulness, a técnica de Atenção Plena faz parte da rotina de inúmeras pessoas, inclusive de famosos, como é o caso da modelo brasileira Gisele Bünchen.

Existem diversos programas para quem quer iniciar na prática de Mindfulness. O livro de início da prática chama-se Atenção Plena para Iniciantes, escrito por quem criou a técnica, Jon Kabat-Zin.

Jon Kabat-Zin foi o criador da técnica, ele era praticante do yoga e trabalhava no Massachussets Institute of Technology (MIT) e juntou conceitos de meditação, psicologia e tratamento cognitivo-comportamental.

Existem também livros baseados no treinamento de 8 semanas para a prática de Mindfulness, bem como aplicativos, como Insight Timer, LoJong e Serenity, que também tem a metodologia de prática de mindfulness em 8 semanas.

Respiração

Simples e poderosa, essa é uma das técnicas de meditação ideal para quem está começando a meditar.

Para praticar você precisa estar em uma posição confortável, fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração. Perceba como o ar entra, como o seu corpo se comporta.

Faça algumas respirações lentas, contando lentamente segundos para inspirar e expirar. Pode-se também manter o ar por alguns segundos para só então expirar.

A técnica de respiração é chamada, no yoga de Pranayama e pode ser feita em qualquer momento, em qualquer lugar e ajuda bastante no processo de relaxamento.

Mantra

Presente em diversos tipos de meditação, mantra pode ser a técnica ideal para intensificar sua intenção ao praticar.

São palavras e frequências que possuem enorme poder.

Aplicativos também podem ser utilizados, para você usar mantras como início da sua prática de meditação, bem como ao término dela.

Meditação Guiada

Não só existe em aplicativos, mas também em vídeos do Youtube. A meditação guiada é excelente para iniciantes, uma vez que não só imprime as diferentes técnicas de meditação (respiração, ancoragem, dentre outras), de uma maneira calma e tranquila.

Escolha um local apropriado, preferencialmente onde você possa se permanecer sozinho por alguns bons minutos.

Encontre uma posição adequada, que não transmita tensão. Coloque seu fone de ouvido ou simplesmente deixe o som da meditação guiada acontecer.

E aí? Gostou do texto? Vai começar a praticar meditação? Conta pra nós aqui do blog!

Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/como-meditar/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui