Como a Meditação Pode Aliviar a Ansiedade

0
25
Meditação Para Ansiedade

Multitarefas, muitas demandas, expectativas. Estar online o tempo todo. Ser perfeito. Não falhar. Atender a todos e a tudo. Parece familiar? Sim, aí está o pano de fundo perfeito para o desenvolvimento da ansiedade.

A ansiedade aparece como um dos grandes problemas de hoje para indivíduos de diferentes faixas etárias. Inclusive crianças podem sofrer desse mal. A ansiedade pode ser caracterizada como "mal do século". Mas como ela nos afeta? E o que fazer em relação a ela? Aí que entra a meditação.

Ansiedade – Afinal, o Que É?

Os sinais da ansiedade já foram descritos em um texto anterior do blog e é caracterizada por um resposta natural do organismo frente a uma situação ou ameaça. No entanto, em determinados pontos da vida, a ansiedade pode se tornar debilitante.

Para o indivíduo que entende estar ansioso, a meditação pode ser um dos caminhos para melhorar o quadro.

Meditação – Um dos Caminhos para Acalmar a Mente

A meditação pode ser um excelente caminho para acalmar a mente. Antes que você diga "impossível, minha mente está sempre pensando!", sim, nossa mente é caracterizada por estar sempre "pensando". Mas você pode ter aqui dois cenários:

  1. reconhecer os pensamentos irem e passarem, ou
  2. pode se apegar a eles, criando cenários imaginários, estressando-se em relação ao futuro.

Se o cenário 2 é a sua realidade, então a meditação entra justamente para que esse cenário se torne menos frequente.

Com a prática regular da meditação, você conseguirá reconhecer quando alguns pensamentos vêm e simplesmente deixá-los ir e não criar cenários imaginários.

O grande problema da ansiedade é que elas nos deixa "vivendo no futuro imaginário", em vez de viver no presente, pois muitas das coisas que pensamos não aconteceram ainda. Talvez não aconteçam nunca.

A meditação nos traz de volta ao presente, ao momento que estamos agora e, com isso, reduz a ansiedade naturalmente. Com o tempo e prática regular, a meditação torna-se uma grande aliada!

Como Exercitar a Meditação Regularmente

Antes que você diga “não tenho tempo, nem dinheiro”, calma! Há diversas opções para diversas situações.

Na situação ideal, a procura por uma terapia abrangendo a parte cognitivo-comportamental e um profissional da área de psicologia é o que traria todos os benefícios.

Muitos profissionais acabam incorporando a meditação como parte do tratamento, dependendo do caso, mas nunca em substituição a ele. Portanto, a meditação ajuda, não substitui nenhum tratamento médico ou psicológico.

Para quem está procurando adentrar no campo da meditação, uma boa opção são vídeos na Internet e aplicativos para meditação para iniciantes. Existem vários aplicativos gratuitos, outros pagos e aqui vai uma lista dos melhores:

  • Insight Timer (tem mais de 4mil meditações gratuitas, tanto em Português, quanto em Inglês. Além de cursos pagos sobre diversos temas);
  • Lojong (é todo em Português, também tem a parte gratuita e também a parte paga);
  • Headspace (um dos mais famosos da Internet, usado por muitas pessoas, tendo partes pagas);
  • Meditopia (chama atenção para meditação voltada para ansiedade, também todo em Português);
  • Medite-se (também em Português, 100% gratuito).

O importante é você tentar e ver qual aplicativo serve pra você. Apenas por conseguir tirar um tempo, respirar e tomar consciência do corpo e da respiração já auxilia o organismo no processo de redução da ansiedade. Agora é praticar!

O que achou do nosso artigo? Você pratica meditação? Deixe seu comentário abaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui