A Importância do Mamão Para a Saúde

0
24
Mamão

O mamão é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no Brasil. As formas mais conhecidas da fruta são o mamão papaia e o mamão formosa.

O mamão é uma fruta riquíssima em diversos nutrientes e que faz muito bem para a saúde. Presente nas principais dietas recomendadas por nutricionistas, o mamão também é popular devido a não ser uma fruta cara, ser fácil de encontrar e ter um sabor doce, que agrada.

Entre mamão papaia e mamão formosa não há grande diferença nutricional. Apenas o mamão formosa é maior e menos doce que o papaia.

O importante é consumir o mamão sempre in natura, ou seja, sem açúcar ou outros complementos. Além disso, para esse tipo de consumo, é importante que o mamão esteja maduro, pois só assim seu sabor doce, característico, estará presente.

As sementes do mamão tem poder laxativo e poder ser misturadas em molhos, secas ou moídas, misturadas com mel ou outros ingredientes.

Vamos ver mais sobre a propriedades desse importante alimento.

Propriedades Nutricionais do Mamão

O mamão é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. O mamão é composto por 80% de água e é um calmante natural, sendo rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, minerais, fibras, além de outros nutrientes.

Veja a tabela abaixo com mais informações sobre o mamão:

Descrição dos
tipos de mamão
(100g de fruta)
Mamão Formosa Mamão Papaia
Energia (kcal) 45 40
Carboidratos 11,6 10,4
Proteínas 0,8 0,5
Lipídeos 0,1 0,1
Fibra alimentar 1,8 1
Cálcio 25 22
Magnésio 17 22
Fósforo 11 11
Ferro 0,2 0,2
Sódio 3 2
Potássio 222 126
Cobre 1,36 0,02
Zinco 0,1 0,1
Vitamina C 78,5 82,2

Fonte: Ativo Saúde

Os Benefícios do Mamão

O mamão é uma fruta com diversos benefícios. Na sequencia, vamos listas os principais.

1 - Ajuda no Emagrecimento

O mamão é uma fruta de baixo valor calórico e rico em fibras. Com isso, fornece maior saciedade à quem o consome, reduzindo aquela vontade de comer, portanto auxiliando no processo de emagrecimento.

2 - Ajuda no Processo de Digestão dos Alimentos

O mamão possui em sua composição dois elementos importantes: papaína e fibrina. Essas duas substâncias auxiliam no processo digestivo. Portanto, o mamão é indicado como primeiro alimento a ser consumido no café-da-manhã, pois após um período de jejum noturno, o estômago está com pH baixo. Assim, o consumo de mamão ajuda a regularizar o pH estomacal, auxiliando não só no processo de digestão, como evitando processos inflamatórios estomacais, como a gastrite.

3 - Ajuda no Processo de Cicatrização

Papaína e fibrina auxiliam no processo de cicatrização do organismo, bem como a vitamina C, presente no mamão, que auxilia no processo de regeneração tecidual.

4 - Fortalece o Sistema Imunológico

O mamão é riquíssimo em vitaminas, sobretudo vitamina C e vitaminas do Complexo B, que atuam diretamente na regulação do sistema imunológico, protegendo o organismo contra o desenvolvimento de infecções causadas por vírus e bactérias.

5 - Ajuda na Prevenção da Gripe

O mamão é uma fruta que auxilia na prevenção de gripes e resfriados, bem como constipação e dores de ouvido.

6 - Protege o Sistema Cardiovascular

O mamão é rico em cálcio, potássio, magnésio, além de fibras e carotenóides (o que fornece sua coloração alaranjada). Todos essas substâncias, juntas, auxiliam a manter o sistema cardiovascular do organismo funcionando em ordem.

7 - Ajuda na redução do colesterol ruim

O mamão possui pectina. A pectina é responsável por absorção de gorduras do organismo, auxiliando a reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea.

8 - Combate o Câncer

As propriedades antioxidantes do mamão ajudam no combate a diversas doenças, dentre elas, o câncer.

9 - Melhora a Saúde do Cabelo

Devido a seus minerais, o mamão auxilia também na eliminação de radicais livres, auxiliando no processo de renovação celular, bem como na eliminação de proteína em excesso do organismo. Isso auxilia na saúde do cabelo.

10- Melhora o Cansaço

O mamão, pelos seus nutrientes, combate a fadiga muscular, auxiliando o organismo a se recuperar mais rapidamente quando submetido à esforço.

11 - Rejuvenesce a Pele

Exatamente por combater os radicais livres, o mamão atua diretamente no processo de rejuvenescimento celular, devido também à sua ação cicatrizante. Quem é responsável por isso são as vitaminas A e do complexo B, além da fibrina, que é um excelente cicatrizante.

O mamão também tem betacaroteno em sua composição (o que fornece seu aspecto alaranjado) e essa é uma substância que auxilia a pele a ter um aspecto mais saudável.

12 - Retarda o Envelhecimento

Por ser rico em antioxidantes, combater os radicais livres, bem como ser fonte de fibrina, papaína, betacarotenos e vitaminas A e C, o mamão é uma fruta que combate o envelhecimento.

Todos esses elementos atuam na diminuição do ressecamento da pele, melhorando o viço da pele e diminuindo as rugas.

Comer um mamão por dia traz inúmeros benefícios para a pele.

13 - Diminui o Estresse

O mamão também possui em sua composição riboflavina, que é a vitamina B2, vitamina diretamente associada a redução do estresse no organismo. Além disso, preserva a integridade do sistema nervoso.

14 - Evita a Degeneração Macular

A degeneração macular está associada à idade e o mamão auxilia no processo de evitar esse tipo de patologia, sobretudo pela presença de vitamina A e zinco.

15 - Aumenta a Resistência dos Ossos

O mamão possui cálcio, elemento fundamental na prevenção da osteoporose.

Malefícios do Mamão

Como tudo na vida, há o lado bom e o lado ruim. Consumir mamão em excesso pode também trazer problemas ao organismo.

Há pessoas que são alérgicas ao mamão, portanto essas devem evitar o consumo da fruta sempre.

Além disso, o consumo em excesso pode levar a distúrbios gastrintestinais, pedras nos rins, incômodos na bexiga e alteração do fluxo menstrual.

O consumo das sementes do mamão também está ligado a distúrbios gastrintestinais e pode levar a quadros de dor no sistema gástrico. Portanto, não é um alimento que deve ser consumido em excesso.

Conclusão

O mamão possui inúmeros benefícios e é uma fruta riquíssima em nutrientes, auxiliando nos processos de imunidade e regeneração celular, além de contribuir para o bom funcionamento do sistema gástrico.

O consumo de mamão uma vez ao dia é recomendado por grande parte dos nutricionistas e médicos, justamente pelas suas características nutricionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui