Hidratação Caseira Para Cabelos: 10 Alimentos Para Você Usar

0
7
Hidratação caseira para cabelo

Se há um assunto que deixa todas as mulheres preocupadas é a hidratação do cabelo.

Isso porque um cabelo hidratado é naturalmente mais sedoso, assentado, sem frizz e com aspecto muito mais saudável.

Porém, com a situação financeira complicada de grande parte da população, fazer uma hidratação no salão (e pagar o preço dessa hidratação) torna-se cada vez mais difícil.

Mas não há porque se desesperar: há opções de hidratação que você mesma pode fazer em casa, usando ingredientes que a grande maioria das pessoas tem em casa.

No texto de hoje, vamos ver algumas opções inteligentes para você fazer a hidratação dos seus cabelos em casa.

O Que é a Hidratação Capilar?

A hidratação nada mais é do que a devolução à estrutura do fio capilar de vitaminas e nutrientes, que podem ter sido perdidas com a exposição do cabelo ao sol, ao vento, à água quente, etc.

O fio capilar é composto basicamente por queratina, portanto cientificamente a expressão “hidratação”, que significa “adicionar água” não faz muito sentido, porém é uma expressão consagrada pelo uso.

A hidratação pode ser feita com cremes ou óleos específicos, assim como produtos naturais e os resultados dependem de como está o seu cabelo, bem como da estrutura do fio.

Quando Devo Hidratar Meu Cabelo?

Não existe uma regra de quantas vezes a hidratação deve ser feita, dependendo muito de como está o cabelo, mas geralmente uma vez na semana ou uma vez a cada quinze dias é considerada uma média boa para hidratação.

Obviamente se seus cabelos foram expostos recentemente à piscina ou água do mar e se apresentam fracos, quebradiços e opacos, está na hora de você reservar um tempo para se dedicar à recuperação dos fios, mesmo que uma hidratação tenha sido feita recentemente.

Benefícios da Hidratação Caseira

Além do ponto básico, o preço, já que uma hidratação caseira sairá muito mais barata do que a feita no salão, há outras vantagens da hidratação caseira:

  • Hidratação que não utiliza química alguma para o organismo;
  • É uma hidratação ecológica;
  • É simples e prática, não dependendo de agendamento, podendo ser feita a qualquer momento ou horário.

Hidratação Caseira Feita Com Alimentos

Existem diversos alimentos que podem ser utilizados para hidratar os cabelos. Veja alguns:

1 – Abacate

Um dos alimentos mais indicados para hidratação capilar é o abacate. Isso porque o abacate é uma fruta oleosa, o que fornece propriedades hidratantes.

Pode ser usado tanto nos fios, quanto na pele. Ajuda a suavizar as fibras capilares, alimenta os poros e estimula o crescimento dos cabelos. Você pode usá-lo puro ou combiná-lo com mel e até mesmo com azeite, se desejar uma textura mais fluida. 

2 – Ovo

O ovo é um alimento repleto de nutrientes: desde vitaminas D, B e A, além de ferro e proteínas. Essas vitaminas atuam sobre o folículo capilar, fortalecendo-o e dando brilho e suavidade aos cabelos.

As vitaminas presentes no ovo também atuam no caso de queda de cabelo acima do normal. Na hora de lavar, use água fria (entre 22 e 24oC). A água quente pode acabar cozinhando o ovo.

Além disso, a água fria elimina o cheiro de ovo que pode ficar caso a água morna seja utilizada.

3 – Mel

Rico em vitaminas C e B, além de minerais como ferro, magnésio, potássio, zinco e cálcio, o mel é um ótimo aliado dos cabelos ressecados, porque hidrata e confere brilho aos fios.

Por ter uma consistência pastosa, pode ser difícil aplicá-lo sozinho. Então, misture-o com cremes capilares que você já tenha em casa ou com abacate, por exemplo.

4 – Azeite de Oliva

Como o mel, suas propriedades hidratantes devolvem o brilho aos cabelos. Na hora da aplicação, não tenha medo de deixar seus fios oleosos, mas evite passá-lo diretamente nas raízes e abuse no comprimento abaixo das orelhas.

Na hora de lavar, o xampu, por sua ação detergente, limpará efetivamente seus fios. 

5 – Maisena

A maisena, ou amido de milho, é bastante indicada para hidratação dos cabelos. Ela promove maior maleabilidade aos fios, deixando os fios mais disciplinados.

Além disso, é um produto que rende bastante, podendo ser utilizada várias vezes, em inúmeras hidratações.

Ela também pode ser misturada com outros produtos, como leite e aumentar ainda mais seu poder hidratante.

Você pode dissolver uma pequena quantidade do pó em água quente, adicionando mais até ferver.

Deixe esfriar um pouco e aplique sobre os cabelos, deixando agir sobre os fios por alguns minutos e depois enxague.

6 – Óleo de Coco

O óleo de coco auxilia no crescimento dos fios, controla o frizz e também hidrata os cabelos, ou seja, é um produto completo.

Pode ser aplicado juntamente com outros alimentos, como o abacate.

7 – Vinagre de Maçã

Embora tenha pH ácido e muitas pessoas podem achar que a aplicação de vinagre de maçã poderá danificar os fios, isso não é verdade.

O vinagre de maçã atua na limpeza e na redução do frizz. Deixe agir por 5 minutos e enxague.

8 – Banana

Rica em magnésio, potássio, óleos naturais e diversas vitaminas, a banana é um poderoso hidratante. Além de ser composta por grande quantidade de água, possui óleos que ajudam a selar os fios e evitar o ressecamento.

9 – Iogurte

Use iogurte natural para massagear o couro cabeludo. O ácido lácteo é ótimo auxiliar na limpeza de pele morta, ajudando o cabelo a crescer, além de diminuir o frizz.

10 – Beterraba

A beterraba é rica em açúcar e também em ferro. O ideal é cozinhar a beterraba e batê-la junto com outros alimentos dessa lista.

Então, passar esse creme feito nos cabelos, deixar alguns minutos agindo e enxaguar na sequencia.

Conclusão

Diversos alimentos podem ser utilizados para hidratação capilar caseira. Escolha algum que você tenha em casa e faça diferentes testes, até achar o que melhor funciona pra você.

Lembre-se também de ter uma dieta rica nesses alimentos, justamente para melhorar também a saúde dos cabelos de dentro para fora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui