Gripes e Resfriados: Qual a Diferença e Como Prevenir?

0
8
Gripes e resfriados

Está gripado? Tem certeza? Ou é só um resfriado? Mas tem diferença entre eles? Tem sim. Os sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e no corpo podem caracterizar a gripe ou resfriado. Você sabe a diferença?

A gripe ou influenza é causada por um vírus e geralmente é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, sendo os mais comuns associados ao resfriado os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças.

Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias.

Os sintomas do resfriado incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve.

A ocorrência de febre nos resfriados é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Como Evitar Pegar Gripes ou Resfriados?

Para evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom seguir essas dicas:

  • Manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas;
  • Ajudar outras pessoas a não ser infectadas pelo vírus da gripe ou do resfriado;
  • Carregar na bolsa ou mochila álcool gel 70%, para quando necessário ou na falta de água e sabão, para poder higienizar as mãos;
  • Autoisolamento precoce daqueles que se sentem febris ou com sintomas de gripe e resfriado;
  • Vacinar-se anualmente, caso isso seja possível;
  • Praticar atividades físicas;
  • Ter uma alimentação saudável, pois isso ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Apesar de não ser comum no Brasil, o uso de máscaras ajuda a não espalhar o vírus.

Gripe Suína

H1N1 -H1N1, comumente chamada de gripe suína, é provocada pelo vírus H1N1. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Ela requer cuidados especiais, pois a pessoa apresenta febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência.

Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

A Importância da Vacinação

A vacinação é uma das melhores formas de proteção contra a gripe. A campanha de vacinação acontece em todo o país

Diversas pessoas podem e devem ser vacinadas. Se você pertence ao chamado grupo de risco, não hesite em se vacinar.

Mitos e Verdades a Respeito da Vacinação

1 – A Vacina Contra a Gripe Causa a Gripe

Errado! A vacina contém os vírus semelhantes e enfraquecidos da doença, porém mortos, o que significa que eles não podem se reproduzir dentro do organismo.

Entretanto, o que pode acontecer é uma resposta do nosso sistema imunológico contra a vacina, que pode ser semelhante aos sintomas da gripe, só que bem mais fraquinha rápida, não durando mais que 48 horas.

2 – Vacina Contra Gripe Imuniza Contra o Resfriado

Errado! Já vimos no texto que gripe e resfriado não são a mesma coisa, nem causadas pelos mesmos microrganismos.

3 – A Vacina Contra a Gripe Não Funciona

Errado! A vacina contra a gripe é eficaz em aproximadamente 89% dos casos, porém é preciso ser tomada na época adequada. A vacina protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B.

O que muitas vezes pode acontecer é a pessoa imunizada contra a gripe contrair um resfriado e, daí, passa a acreditar que a vacina não funcionou.

4 – Vacinei uma Vez, Não Tenho Que me Vacinar de Novo

Errado! O efeito da vacina tem duração de um ano, pois o vírus da gripe sofre constantes mutações. Assim, a composição das vacinas é renovada sempre para  acompanhar as suas transformações.

Portanto, a vacinação é anual e deve ser tomada, portanto, todo ano, mesmo que no ano anterior você tenha se vacinado.

5 – Grávidas Não Devem Tomar a Vacina

Errado! A partir do terceiro mês, gestantes podem e devem se vacinar.

Por estarem mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados, por causa do seu sistema imunológico voltado à gestação, a OMS garante que a vacina não causa mal algum à mulher, protegendo inclusive o bebê em seus primeiros meses de vida.

6 – Pessoas Com Alergia a Ovo Não Devem Tomar a Vacina

Verdade! A vacina contra a gripe contém albumina, portanto pessoas alérgicas a essa proteína (que é encontrada no ovo) não devem se vacinar.

7 – Só Se Previne a Gripe Com a Vacina

Não, a vacina é uma maneira muito eficaz, testada e aprovada no mundo todo para prevenir a gripe e seus surtos. Mas é possível, tomando alguns cuidados, não contrair o vírus.

Conclusão

Gripes e resfriados são doenças diferentes, porém com alguns sintomas em comum. É possível preveni-las com algumas medidas. É importante lembrar que a vacinação é eficaz, mas que é possível prevenir a doença com algumas medidas simples de higiene e cuidado.

Fonte: Portal Saúde Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui