Dieta Para Colite Ulcerativa: O Que Você Pode e O Que Você Não Deve Comer

0
81
Dieta Colite Ulcerosa

A Colite Ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino, que se caracteriza pela irritação do revestimento do intestino grosso e reto, tendo várias úlceras no trato digestivo, podendo levar a outras complicações.

Geralmente, os sintomas não aparecem repentinamente, mas aparecem gradualmente. Eles podem ser controlados por medicamentos, mas é necessário modificar a dieta para evitar graves desconfortos.

Sintomas da Colite Ulcerativa

Os sintomas de colite ulcerativa variam muito de pessoa para pessoa, mas a maioria dos casos a doença apresenta sintomas leves até moderados. Alguns pacientes desenvolvem sintomas crônicos e recorrentes.

Colite Ulcerosa

Os principais sintomas da colite ulcerativa são:

  • Diarreia, com sangue ou pus;
  • Cólicas;
  • Sangramento retal;
  • Perda de peso significante;
  • Fraqueza;
  • Febre moderada.

A necessidade de melhorar a dieta para a colite ulcerativa se deve aos efeitos que a nutrição tem no controle da doença. Em primeiro lugar, ajuda a prevenir deficiências nutricionais, já que às vezes há problemas devido à desidratação e má absorção.

Por outro lado, apoia o controle dos níveis de inflamação, pois propõe limitar a ingestão de alguns alimentos que são irritantes. No entanto, longe de ser um regime restritivo ou hipocalórico, sendo um programa de alimentação saudável e balanceada.

Alimentos Permitidos

Sem dúvida alguma, os alimentos permitidos em uma dieta para colite ulcerativa contêm todos os nutrientes que o organismo requer. Enquanto alguns devem ser ingeridos de forma moderada, geralmente fornecem carboidratos, gorduras saudáveis, proteínas e minerais.

Frutas

O consumo de frutas é muito benéfico para pacientes com colite ulcerativa. Devido à sua ligeira contribuição de fibra dietética, água e antioxidantes, são ideais para estimular uma boa digestão. Elas também combatem a irritação e regulam o pH do estômago..

As frutas que são mais bem toleradas incluem maçãs, peras, mangas e bananas. Outra boa opção é o abacate, que contém gorduras saudáveis, vitamina E, e ácido fólico.

As que podem ser mal assimilados são os figos, os damascos e as cerejas.

Vegetais

A maioria dos vegetais pode ser consumida com segurança para quem sofre dessa condição. No entanto, os mais recomendados são aqueles que servem como calmante digestivo como: abóbora, batata, cenoura ou abobrinha, entre outros.

Vegetais de cor laranja e verde intenso são bastante recomendáveis, já que suas contribuições de betacarotenos contribuem para o reparo da mucosa intestinal. Também é bom comer repolho, pois tem propriedades curativas e antiácidas que reduzem as úlceras.

Cereais

O cereal que é melhor tolerado em caso de colite ulcerativa é o arroz branco. É um alimento energético que contém nutrientes que reparam o revestimento intestinal. Algumas outras opções são as massas integrais, pão e flocos de milho.

Os cereais integrais, incluindo a aveia, podem fazer mal, especialmente em uma crise. Portanto, devem ser evitados ao máximo, assim como a quinoa.

Gorduras Saudáveis

Os ácidos graxos ômega-3 e outros tipos de gorduras saudáveis ​​são essenciais na dieta para a colite ulcerativa. Sua absorção ajuda a regeneração dos tecidos afetados pelas úlceras, produzindo um efeito calmante. As melhores opções são:

  • Óleo de coco;
  • Frutas secas;
  • Sementes;
  • Azeite extravirgem;
  • Óleo de gérmen de trigo;
  • Manteiga de amendoim.

Peixes e Carnes

Para não quebrar o conceito de dieta balanceada é essencial conhecer os pescados e carnes recomendadas. A melhor proteína é a do peixe branco; no entanto, também é seguro comer carne de frango (peito), peru e coelho.

Probióticos

Alimentos probióticos são aqueles que contêm bactérias saudáveis ​​que regulam a microbiota intestinal. O consumo desses alimentos ajuda a neutralizar o excesso de acidez e diminui a resposta autoimune relacionada com a colite ulcerativa.

A opção mais popular é o iogurte natural, mas também podem ser obtidos através do kefir, chucrute, Missô, dentre outras opções.

Alimentos Proibidos Para Pessoas Com Colite Ulcerativa

Embora evitar certos alimentos não impeça o desenvolvimento de colite ulcerativa, é útil para reduzir seus sintomas. Assim então, alguns alimentos contêm substâncias que pioram o nível de inflamação no intestino. Opções como:

  • Legumes (tais como lentilhas, feijão, vagem);
  • Grãos integrais;
  • Frituras e lanches;
  • Carnes ricas em gorduras;
  • Carnes embutidas;
  • Alimentos muito condimentados ou picantes;
  • Laticínios integrais;
  • Comida enlatada;
  • Óleos vegetais hidrogenados.

Exemplo de Um Cardápio Saudável Para Paciente Com Colite Ulcerativa

Felizmente, há muitas formas de variar os menus em uma dieta para a colite ulcerativa. Porém, omais importante é seguir as recomendações do seu médico e as dicas dadas neste texto.

Flexibilização é possível e a dieta não é excessivamente restrita. O consumo dos alimentos proibidos é possível de ser substituído por outros. O próprio paciente notará como as crises de desconforto melhoram sensivelmente com a troca de alimentos ruins para outros mais apropriados.

Vamos ver um exemplo simples de um cardápio equilibrado que pode ser consumido por alguém com colite ulcerativa.

  • Café da manhã: um copo de suco de maçã; um ovo mexido e uma fatia de pão branco. Evitar manteiga;
  • Meio da manhã: uma vitamina como suco verde ou uma fruta, como banana picada com sementes de chia;
  • Almoço: tigela de sopa de legumes ou canja de galinha; uma porção de arroz branco, e uma porção de peixe assado. Pode substituir o peixe por peito de frango;
  • Lanches: iogurte natural com probióticos, e um punhado de frutas secos;
  • Jantar: salada mista com atum, e uma porção de arroz branco.

 Lembre-se que a hidratação é muito importante, portanto beba ao menos 8 copos de água por dia.

Conclusão

Embora haja restrições alimentares para quem tem colite ulcerativa, é importante perceber que há muitas opções de alimentos saudáveis e flexibilização da dieta.

Seguindo algumas regras simples sobre quais alimentos o portador dessa patologia pode consumir tranquilamente e quais alimentos devem ser evitados, ele conseguirá não ter crises tão fortes de desconforto.

Seguindo o tratamento médico de maneira adequada, aliado a uma alimentação saudável, quem tem colite ulcerativa poderá levar uma vida rica e tranquila.

Gostou do texto? Conte para nós aqui embaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui