Comer Sementes Faz Bem à Saúde?

0
15
Benefícios das sementes

As sementes, em geral, são excelentes fontes de fibras e antioxidantes. O consumo de sementes pode ser um bom aliado para a saúde. Vamos ver mais sobre esse assunto nesse texto.

Veja as principais sementes que podem ser consumidas.

Semente de Girassol

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. Além disso, são ricas em fitoesteróides, ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

As sementes de girassol são também ricas em selênio, mineral fundamental para uma boa saúde, que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo.

O magnésio existente nas sementes de girassol é ótimo para relaxar os nervos, os músculos e os vasos sanguíneos.

Semente de Gergelim

Por ser rica em cálcio, a semente de gergelim ajuda a fortalecer os ossos e também melhora a função reprodutiva.

As sementes são ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm Vitamina B1 e Vitamina E.

Elas também contêm fitoesteróis, que bloqueiam a produção de colesterol, e contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lipídios, ácidos graxos insaturados, lecitina, proteínas, vitaminas (E, B1 e B2) minerais e oligoelementos.

Os benefícios proporcionados pelo consumo do gergelim têm sido reportados por diversos autores e incluem a melhora da função reprodutiva, em decorrência de seus efeitos antioxidantes e do aumento nos níveis de testosterona; o controle glicêmico e do peso corporal; o aumento da atividade de enzimas antioxidantes em condições de estresse oxidativo; a redução do colesterol sérico, e o aumento da capacidade antioxidante.

Semente de Chia


A chia é a rainha do ômega 3, que tem uma função importante para o coração, porque evita coágulos e arritmias cardíacas, além de reduz os triglicérides.

Diversos trabalhos mostram que o consumo de chia está associado a uma redução significativa na pressão arterial, marcadores inflamatórios e nos níveis de triglicerídeos.

Por ser fonte de ômega 3, também associado à prevenção e ao tratamento contra doenças cardiovasculares, redução dos níveis de colesterol sanguíneo, ação antioxidante e melhoras no sistema digestivo evitando a constipação.

Semente de Abóbora

A abóbora (Cucurbita sp.) é um alimento que fornece muitos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas, sopas, entre outros, pois é rica em vitaminas e tem baixo teor calórico.

No entanto, geralmente nos desfazemos da parte mais rica do alimento: a semente! A semente de abóbora é rica em diversos nutrientes e pode ser inserida na dieta de diferentes formas: crua, cozida ou frita, todas são saborosas e nutritivas. 

Veja as principais propriedades positivas da semente de abóbora:

1) Fonte de Proteína

100 gramas de semente da abóbora (torrada e salgada), você está ingerindo mais de 18 gramas de proteínas, 18,4 gramas de fibras e cerca de 446 calorias (kcal), além de várias vitaminas e minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro e fósforo. 

2) Rica em Magnésio

O magnésio é um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas.

3) Rica em Potássio

Potássio é um mineral essencial para o corpo humano para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão.

Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea.

É sugerido que adultos consumam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia, mas a maioria das pessoas somente ingere metade desse total.

 A semente de abóbora fornece, a cada 100 gramas, cerca de 919 mg de potássio.

4) Fortalece o Sistema Imunológico

O grande responsável por isso é o zinco.

O zinco ajuda o sistema imunológico a combater um número grande de doenças que podem se instalar no nosso organismo.

O Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta, e 100 gramas de semente de abóbora possuem 10 mg.

5) Ajuda na Saúde da Próstata

Da semente da abóbora é extraído um óleo. Desse óleo extraído, há propriedades benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata).

A semente de abóbora contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.

6) Combate à depressão

A semente de abóbora é rica em triptofano, substância já comprovadamente eficaz no combate à depressão, pois literalmente deixa a pessoa mais feliz, além de auxiliar quem a consome a ter uma boa noite de sono.

7) Fonte de antioxidantes

Já é sabido que os antioxidantes atuam de maneira ímpar no organismo, no que se refere à proteção de diversos tipos de câncer.

A semente de abóbora é fonte inigualável de antioxidantes, como a vitamina E.

O alimento possui várias formas de vitamina E, assim como uma mistura diversa de antioxidantes não encontrados facilmente em qualquer outro alimento. 

8) Redução do colesterol

É sabido que a semente de abóbora, quando consumidas regularmente, auxiliam na redução do LDL, considerado o colesterol ruim.

Portanto, a semente de abóbora é um alimento que pode ser ingerido uma vez que possui diversas propriedades benéficas à saúde.

Além das demais sementes descritas nesse texto, a semente de abóbora também auxilia o bom funcionamento geral do organismo, sendo uma ótima alternativa para consumo entre as refeições, como também em saladas.

Gostou do texto? Deixa um comentário aqui embaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui