Aplicação de Botox no Rosto: Para Que Serve?

0
20
Botox no rosto

A aplicação de botox, nome dado à toxina botulínica, na face, tornou-se popular nos últimos anos.

Mulheres e homens em busca de um rosto mais jovens, com menos marcas de expressão, têm aderido ao procedimento, que é realizado por dermatologistas, cirurgiões plásticos e dentistas, que também podem realizar o procedimento.

Na Odontologia, inclusive, a área de Harmonização Facial tem ganhado cada vez mais espaço.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2011, 43% dos procedimentos estéticos feitos para amenizar rugas foram aplicação de toxina botulínica, os 57% restantes correspondem a outros cinco métodos com a mesma finalidade.

 Isso prova que o Botox liderou sozinho quase metade dos tratamentos feitos no país.

Mas para que serve a aplicação de botox na face e como isso funciona? Vamos saber mais um pouco sobre isso.

O Que é o Botox?

A toxina botulínica, ou simplesmente botox, é a toxina produzida por uma bactéria denominada Clostridium botulinum.

Essa toxina é responsável pelo botulismo, mas na aplicação estética ela é diluída de uma tal forma que não causa efeitos de doença em quem se aplica.

Indicações de Botox

A aplicação de botox têm diversas indicações, dentre as quais podemos citar:

  • Suavização de rugas e linhas de expressão na face, tais como pés de galinha (rugas ao redor dos olhos), nos lábios, entre as sobrancelhas e testa;
  • Uso terapêutico para dores faciais, como na articulação temporomandibular;
  • Diminuição da força do músculo masseter, que atua na mastigação, aliviando a região;
  • Redução do sorriso gengival;
  • Profilaxia de enxaqueca;
  • Diminuição da sudorese nas mãos e axilas.

A aplicação de toxina botulínica na região da face pode ser realizada por dermatologistas, cirurgiões plásticos ou cirurgiões-dentistas, mas em outras regiões do corpo, como nas axilas e nas mãos, somente por médicos.

Como o Botox Age

O botox age diretamente no músculo, por isso a toxina é aplicada diretamente sobre ele. Ele causa paralisia do músculo, ou seja, ele não contrai mais temporariamente.

O botox é eficaz em amenizar rugas justamente porque as rugas são causadas por vícios de expressão enquanto o rosto de movimenta. À medida que a musculatura a qual sofreu a aplicação do botox está paralisada, não sofrendo mais contração, as rugas são atenuadas.

O maior efeito do botox se dá sobre as chamadas rugas dinâmicas, que são exatamente as rugas formadas enquanto há expressão no rosto.

A grande vantagem do botox sobre qualquer outro procedimento estético está no fato de ser o único que age diretamente no músculo. Inclusive, a ação preventiva do botox em relação ao surgimento de rugas e marcas de expressão na face é bastante importante.

Por isso que a aplicação de botox na face vem sendo o principal procedimento estético procurado e realizado para atenuar e prevenir rugas e marcas de expressão no rosto.

Quanto Tempo Dura o Efeito do Botox?

Isso varia muito, de pessoa para pessoa. Mas em média uma aplicação de botox tem seu efeito durante 4 a 6 meses no máximo.

Após esse período, é necessário aplicar novamente o botox, para ter o efeito desejado.

O efeito do botox após a aplicação não é imediato. Demora até 48 h para começar a ter algum efeito e seu efeito máximo só é alcançado após 15 dias da aplicação.

Nos locais da aplicação, podem formar pequenos nódulos, mas que desaparecerão em algumas horas. Isso é causado pois a aplicação de botox é feita com agulha, diretamente sobre o músculo.

Quais os Cuidados Que eu Devo Ter Após a Aplicação do Botox?

Certamente o profissional que aplica botox passará todas as recomendações pós-aplicação a você.

Mas de maneira geral, os cuidados são relativamente simples:

  • Não abaixe a cabeça ou deite até 4 h após a aplicação;
  • Não faça exercícios físicos por 48 h após a aplicação;
  • Não massageie o local por até 48 h após a aplicação;
  • Não tome sol durante 2 dias após a aplicação e lembre-se de após esse período sempre usar filtro solar;
  • Volte à consulta de acompanhamento 15 dias depois da aplicação de botox.

Quais as Contraindicações Relacionadas à Aplicação de Botox?

Algumas condições momentâneas podem constituir contraindicações à aplicação do botox.

Gestantes ou mulheres que estão amamentando não devem se submeter à aplicação de botox.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo.

Riscos e Desvantagens da Aplicação de Botox

Os principais riscos em relação à aplicação de botox estão relacionados ao uso de uma dose errada, muito alta, o que pode trazer problemas.

Se a dose aplicada não for correta, pode gerar assimetria facial, ou seja, um lado do rosto ficar diferente do outro.

Pode também afetar a mastigação e até a respiração.

O efeito engessado, sem expressão, é outro medo que muitos pacientes têm, sobretudo se já fizeram algumas expressões. Portanto, o excesso sempre é prejudicial.

Se a técnica não for bem executada e atingir vasos sanguíneos, o paciente pode acabar com sérios problemas. Portanto, é importante que se busque um profissional capacitado para realizar a aplicação.

Outra desvantagem é que é um tratamento cujos efeitos são temporários, ou seja, é necessário de tempos em tempos fazer novas aplicações. Os efeitos da aplicação passam em alguns meses.

Além disso, o preço por sessão não costuma ser muito barato. Embora a técnica tenha se popularizado nos últimos anos e o preço tenha diminuído, em relação ao que era anos atrás, ainda é considerado um tratamento dispendioso para muitos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui