9 Benefícios Que o Yoga Pode Trazer Para Sua Vida

0
10
Benefícios do yoga

Vivemos em um mundo caótico. Há muito estímulo, muita demanda e parece que sempre estamos 'devendo' algo, seja na conectividade, seja no trabalho.

Doenças como depressão e ansiedade nunca estiveram tão em alta. Então, como reverter isso?

A prática do yoga pode ajudar (e muito). No texto de hoje vamos ver como essa prática apresenta benefícios para mente e para o corpo.

Mas Afinal, O Que é Yoga?

Primeiro, é preciso que você saiba que é praticamente impossível definir, em poucas linhas, o que é Yoga. A palavra origina-se da língua sânscrita e é derivada da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir”, “unir”, “integrar”…

Assim, podemos perceber que yoga pode ser resumida como uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem como um todo.

Porém, a prática vai muito além desse entendimento.  Yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz e quietude, colocando você em contato consigo mesmo.

Os Benefícios do Yoga

Se tem algo que é consensual entre 10 a cada 10 praticantes, esse é, com certeza, sobre os benefícios do yoga. Quem pratica, garante que a vida da pessoa muda totalmente – seja fisicamente, espiritualmente ou mentalmente.

O yoga proporciona, muito além de condicionamento físico e de estética corporal, benefícios de natureza emocional e espiritual. É fato de que a sua prática melhora, significativamente, a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração do praticante.

Vamos agora falar individualmente dos inúmeros benefícios que essa prática traz.

1 - Manutenção de Boa Saúde em Geral

A prática do yoga impacta nossa vida, à medida que traz equilíbrio interior e isso vai atingindo outras áreas da saúde também.

Geralmente praticantes de yoga procuram ter uma alimentação mais saudável, são mais equilibrados e tudo isso acaba gerando melhor saúde, como um todo.

2 - Melhora de Problemas Respiratórios

Uma das técnicas mais importantes do yoga é o pranayama, que envolve o controle da respiração. Assim, aprendemos a respirar corretamente, melhorando, por consequência, nossas doenças e problemas respiratórios.

3 - Diminuição da Ansiedade

Uma das maiores vantagens da prática constante de yoga é a diminuição da ansiedade. Como a prática envolve os pranayamas e as meditações, nós saímos do ritmo frenético do dia a dia, cheio de preocupações, e entramos em contato com o nosso interior.

Assim, percebemos que nossos problemas não são tão grandes assim e, por mais incrível que pareça, são contornáveis.

4 - Melhora do Sono

Uma das principais causas da insônia é a ansiedade. Como a prática do yoga leva à redução da ansiedade, consequentemente o sono melhora.

5 - Melhora Disposição para o Dia a Dia

O yoga nos permite buscar o nosso próprio bem-estar. Isso porque, por meio da prática, conseguimos ter mais consciência da integração entre o nosso corpo, mente e espírito. Como consequência, a nossa disposição melhora, assim como a nossa qualidade de vida.

6 - Flexibilidade

A prática regular do yoga traz fortalecimento muscular do core, ou seja, da musculatura abdominal que sustenta a coluna. Além disso, promove alongamento. Tudo isso resulta em aumento da flexibilidade do indivíduo que pratica o yoga regularmente.

Basta olhar quantas fotos com poses super elásticas vemos associadas à prática do yoga. Sim, é possível, mas é necessário calma e persistência pra conseguir alcançar tais posturas.

7 - Autoconhecimento

Como já falamos, a prática do yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida que nos conduz a um estado de paz e quietude, colocando-nos em contato com nosso eu interior.

8 - Paz Interior

Uma vez que conseguimos nos acalmar, respirar fundo e ter mais controle sobre as emoções, conseguimos também atingir a paz interior. O yoga proporciona isso de uma maneira que a própria pessoa vai se tornando mais calma e mais em paz.

9 - Melhora nos Relacionamentos

Quando estamos menos estressados, ansiosos, com mais disposição e bem-estar, a tendência é que essa positividade impacte em tudo em nossa vida. Isso significa que nossos relacionamentos – com os outros ou com nós mesmos – também serão alvo dessa alegria intrínseca.

Dicas Para Aproveitar Melhor os Benefícios do Yoga

Existem algumas regras que são importantes obedecer, pois caso contrário o yoga não trará todos os benefícios para a saúde como poderia.

Portanto, atente-se a essa lista de dicas para aproveitar o máximo de benefícios que a prática do yoga pode trazer a você.

  • Comprometa-se com a prática a longo prazo

Yoga não é uma prática que em dias você terá resultados impactantes. É necessário tempo. Muito tempo. Talvez você pratique por toda a vida. Portanto, comprometa-se a se dedicar a essa prática sem se preocupar em parar ou em obter resultados rápidos.

  • Prática contínua e regular, fazendo parte do dia a dia

A prática do yoga deve fazer parte do dia-a-dia. Todo dia. Como parte integrante dele. Ou seja, é como escovar os dentes, dormir, tomar banho. Você não precisa marcar na agenda que necessita fazer essas coisas. Simplesmente as faz. Sem precisar ficar se cobrando. Elas fazem parte do dia-a-dia de maneira integrada. O mesmo deve acontecer com a prática do yoga.

  • Leve a sério o propósito da prática e seja honesto com você mesmo: o que fez você procurar o yoga?

O yoga não significa emagrecimento, muito menos poses bonitas nas redes socais. Sua intenção com essa prática precisa ser real, séria e sincera. Você precisa querer mudar de dentro pra fora para, daí sim, o fora refletir o que tanto vemos em fotos. Se não for assim, o yoga somente vai te levar para o seu nível mais superficial.

Desta forma, com sinceridade, calma, tranquilidade e paciência, a prática do yoga pode trazer inúmeros benefícios pra você.

Há escolas que se dedicam a isso, há professores especializados, como também, de uma maneira mais simples, há aplicativos e séries na internet pra quem está começando.

Que tal começar a inserir o yoga na sua vida, observar como você se adapta e aos poucos ir visualizando os benefícios que a prática dele traz?

Gostou do texto? Comente aqui!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui