8 Benefícios da Musculação Para a Saúde

0
30
Benefícios da Musculação

Entre os praticantes de atividade física, é difícil encontrarmos adeptos que amam a musculação, assim como encontramos quem ama corrida ou natação. Isso porque a série repetitiva de exercícios não desperta muita paixão nos amantes de atividade física.

Mas os benefícios da musculação vão muito além de somente definir o corpo. No texto de hoje, vamos ver como a musculação tem uma importância enorme na sua saúde e como não deve ser deixada em segundo plano quanto se pensa em vida saudável.

"Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente", afirma a personal trainer Paula Loiola. Ela e outros especialistas mostram por que a musculação precisa entrar já para o seu programa de condicionamento físico.

Vamos ver os principais benefícios dessa prática:

Acelera o Metabolismo

Que tal emagrecer mesmo fora da academia? A musculação torna isso possível.

De acordo com o fisiologista Raul Santo, da Unifesp, o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados.

O mesmo não acontece com o tecido adiposo. "Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino", explica o fisiologista.

Por isso que tanto se fala na porcentagem muscular do nosso corpo.

Nutricionistas sempre realizam um exame denominado "bioimpedância", que justamente mede a porcentagem de gordura e de músculo do nosso organismo.

Quanto maior a porcentagem de músculo, maior é o seu gasto calórico basal (ou seja, o quanto seu organismo gasta de energia estando parado), por isso, mais fácil é você emagrecer, justamente porque isso também acelera o metabolismo.

Aparência Mais Jovem do Corpo

Tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos de idade.

Esse processo pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora em pessoas de mais idade que não praticam atividades físicas.

Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. "Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha", diz a personal trainer Paula Loiola.

Perda de Gordura e Aumento da Massa Muscular

Quem está começando a praticar musculação pode ganhar peso. "Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura,  já que esse tipo de exercício aumenta a circulação e a retenção de líquido nos músculos", diz a personal trainer Paula Loiola.

Depois de quatro semanas, já é possível notar a perda de gordura. "Essa troca, além de propiciar a perda de peso deixar os músculos mais aparentes", afirma a personal trainer.

Protege os Ossos

Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto.

Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos.

 "Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios", afirma o fisiologista Raul Santo.

Para os praticantes constantes de outras atividades, como corrida e natação, a musculação é fundamental para evitar lesões, sobretudo em esportes de maior impacto às articulações.

A prática de atividade física, como corrida, sem musculação, é um convite para lesões.

Trabalha Grupos Musculares do CORE

A musculação trabalhar de maneira intensa grandes grupos musculares, e não apenas músculos específicos. "Exercícios como o leg press, por exemplo, trabalham um grande número de músculos, gastando mais energia e, consequentemente, queimando mais calorias", explica a personal trainer Paula Loiola.

A musculação é fundamental para trabalhar os músculos do CORE, ou seja, os músculos do abdômen que dão sustentação à coluna.

Portanto, quem não quer ter dor na coluna, é bom começar a pensar na musculação.

Coração Mais Forte

Quando os exercícios conseguem trabalhar vários grupos musculares, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável.

Maior Flexibilidade

Pode parecer estranho, mas os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade, diz um estudo apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte. Pesquisadores compararam os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos.

Durante o estudo, 25 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles fez musculação durante cinco semanas e o outro, alongamento pelo mesmo período.

Outras 12 pessoas foram usadas como grupo controle, permanecendo inativas. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

Portanto, a musculação, que a princípio parece só desenvolver o músculo localizado, pode influenciar na saúde geral do organismo, bem como aumentar consideravelmente a flexibilidade.

Ajuda na Sociabilização

Fazer musculação constantemente te obriga a frequentar um centro especializado (academia), no qual um profissional vai montar a sua série, baseado no seu condicionamento e na sua estrutura física.

A musculação deve ser feita no mínimo duas vezes na semana, portanto, obrigará você a comparecer a esse lugar ao menos nesse período.

Desta forma, você acaba sociabilizando sem nem perceber, pois encontrará pessoas, trocará experiências e terá um exercício mais ativo, em termos sociais, do que se praticasse sozinho.

Conclusão

A musculação possui diversas vantagens para o organismo, dentre as quais, melhorar a saúde como um todo, proteger ossos e evitar lesões, além de aumentar o metabolismo, ajudando no emagrecimento.

Se você considera começar ou manter um plano de vida saudável, a musculação tem que fazer parte desse plano.

Gostou do texto? Comente aqui embaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui