7 Benefícios do Abacate Para Você Viver Melhor

0
10
Benefícios do abacate

O abacate já foi considerado um grande vilão. Era classificado como uma fruta calórica, com grande quantidade de gordura e que deveria ser extirpada de qualquer dieta.

Hoje se sabe que o abacate é um alimento completo e que deve estar presente nas dietas saudáveis, justamente por ter gorduras boas e uma série de benefícios.

Quer saber mais sobre o abacate? Então, vamos falar sobre essa fruta tão importante.

Benefícios do Abacate

Informação Nutricional do Abacate

O abacate é uma fruta com diversos benefícios para a saúde. Ele pode agir como anti-inflamatório, como agente antienvelhecimento e ajuda a reduzir a glicose no sangue, regulando o estresse.

Sua função anti-inflamatória é graças à vitamina E. Já sua atuação no estresse se dá via beta sitosterol, que atua diretamente na regulação do cortisol, o hormônio do estresse. O cortisol, quando presente na corrente sanguínea, faz a glicemia subir.

O abacate é uma fruta calórica e rica em lipídeos: 77% das calorias no abacate são de gordura. No entanto, as gorduras presente nesse alimento são de alta qualidade, se assemelhando às propriedades físico-químicas do azeite de oliva.

A maior parte da gordura presente no abacate é ácido oleico. Este é um ácido graxo monoinsaturado, que tem sido associado à inflamação reduzida e tem demonstrado efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer.

O óleo de abacate apresenta diversos compostos bioativos, possuindo carotenóides, vitamina C, compostos fenólicos, tocoferóis, fitoesteróis, entre outros. O abacate é rico em:

  • Cálcio
  • Potássio
  • Vitamina C
  • Fósforo
  • Manganês
  • Magnésio
  • Lipídios
  • Ferro
  • Cobre
  • Zinco
  • Vitamina E
  • Vitamina A

1 – Abacate Ajuda no Emagrecimento

O abacate é fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Esses nutrientes mantém o equilíbrio no organismo, auxiliando a perda de gordura corporal.

Além disso, o abacate pode ser incluído na dieta porque é rico em fibras, ajudando no funcionamento do intestino, além de saciar a fome.

2 – Melhora a Performance Nos Treinos

O abacate está sempre presente nas dietas de quem faz atividade física justamente por ser um alimento calórico.

O abacate quando consumido antes do treino ajuda na hipertrofia muscular, fornecendo energia para o treino.

O abacate também tem proteína, o que ajuda na recuperação muscular.

Além disso, ele repõe sais minerais e ajuda na prevenção de cãibras em corredores.

O abacate também é rico em potássio e ácido fólico, auxiliando na recuperação celular e atua como anti-inflamatório, além de também atuar nos níveis de testosterona, melhorando a fertilizada e atuando na formação de massa magra no organismo.

3 – Alto Teor de Fibras

Ricos em fibras, uma porção de 100 gramas de abacate contém 7 gramas de fibra, o que corresponde a 27% da quantidade diária recomendada.

Grande parte da fibra do abacate é solúvel, devido a presença das gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), que ajudam a reduzir significativamente os níveis de colesterol total, do triglicérides do sangue, além de controlar o colesterol LDL (considerado ruim) e aumentar o HDL (o colesterol bom). 

4 – Ajuda no Controle do Colesterol

Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados e em fibras solúveis, o abacate auxilia no controle e na prevenção de doenças cardíacas, já que promove a redução e o controle do LDL (colesterol ruim), aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz níveis de triglicerídeos.

A presença de antioxidantes e minerais também auxilia na melhora da circulação sanguínea, favorecendo a saúde cardíaca.

O ácido oléico e o B-sitosterol do abacate são utilizados como coadjuvantes no tratamento da hipercolesterolemia, impedindo a absorção de parte do colesterol no intestino e diminuindo a síntese hepática.

Além disso, há estudos que comprovam redução de risco de doenças cardiovasculares associado ao consumo de óleo de abacate.

5 – Reduz a Formação de Gases

A polpa do abacate tem propriedade carminativa (reduz a produção de gases) e é útil contra o ácido úrico.

O chá das folhas, casca e sementes raladas ou moídas é considerado como diurético, favorecendo a digestão gástrica, além de ser estimulante da vesícula biliar.

Portanto, pode ser utilizado em casos de prisão de ventre, diarreia e flatulências. As folhas do abacateiro também são altamente digestivas

6 – Ajuda no Funcionamento do Cérebro

A presença das gorduras benéficas e de antioxidantes no abacate promove o bom funcionamento cerebral. Destacam-se a luteína (carotenóide) e o ômega 3, aliados importantes para otimizar a memória, por estimularem a renovação das células cerebrais.

7 – Pode Ser Consumido por Gestantes

O abacate é fonte de vitaminas do complexo B, E e ácido fólico, além de gorduras importantes como ômega 3, 6 e 9 e, especificamente para as gestantes, pode trazer muitos benefícios:

  • Bom funcionamento intestinal, porque é fonte de fibras;
  • Trazer saciedade, fator importante para manter o peso nesse período, já que a progesterona pode aumentar a fome;
  • Reduz o colesterol ruim por meio dos fitoesteróis que competem pelo mesmo campo de absorção;
  • Fortalece o sistema imunológico por sua composição de vitaminas;
  • Oferece boa ingestão de gorduras ômegas, relacionadas à melhor função cognitiva do bebê.

Cuidados Com o Abacate

Mesmo com inúmeros benefícios, o abacate ainda é uma fruta calórica. Portanto, se seu dia-a-dia não envolve grandes gastos de energia, o consumo deve ser limitado a no máximo 100g diários.

O consumo em excesso de abacate, por ser um alimento calórico, pode levar ao ganho de peso.

Uma dica é cortar o abacate e a parte que não será usada deverá ser guardada com o caroço na geladeira.

Uma vez mantido o caroço, o abacate não escurece na geladeira rapidamente.

Outra dica é congelar porções batidas com suco do limão. O suco de limão também impede o escurecimento da fruta e assim ela pode ser congelada e ser usada posteriormente.

Uma dica é congelar pequenas porções, para quando você for consumir, não haver desperdício.

Em receitas, o abacate pode substituir o ovo ou a maionese, pois tem a mesma “função” de adicionar gordura na receita. Assim, dependendo do que você for fazer, poderá incluir a fruta em várias preparações saudáveis.

Gostou do texto? Você consome abacate? Como? Conte para nós comentando o texto abaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui